domingo, 26 de abril de 2015

'Zorra Total' agora é apenas 'Zorra'


Por Redação 'Da Tevê'

No próximo dia 9 de maio, o "Zorra Total" passa pela maior transformação de sua história. Além de sua redação-geral ficar submetida a Marcius Melhem (que começou sua carreira de ator no programa), o título da atração será apenas "Zorra". O 'Total' fica para trás...

Criado em 1999 por Chico Anysio e equipe, e dirigido até recentemente por Maurício Sherman, o humorístico apesar de líder de audiência e fazer sucesso com seus personagens e bordões, há muito tempo é massacrado pela crítica e por próprios colegas de profissão pelo tipo de humor que apresenta com frases repetitivas, e tipos popularescos, estereotipados.

Melhem trará nova dinâmica ao roteiro, que será mais ágil, com situações do cotidiano e gravações externas. Será semelhante ao estilo de comédia do bem-sucedido e elogiado "Tá no Ar - A TV na TV", do qual ele também assina como criador.

Ultimamente o Zorra Total estava meio preguiçoso, carente de novos quadros, novos personagens; mas há que se reconhecer que durante mais de um década, ele revelou vários talentos, e deixou na memória afetiva várias esquetes e figuras, altamente populares, inesquecíveis: o porteiro 'Severino', "faz-tudo" ("Isso é uma bichona!"), o seu 'Saraiva' ("Pergunta idiota, tolerância zero!"), 'Márcia' ("Vem cá, eu te conheço?!"), 'Lady Kate' ("Tô Paganooo!!!"), 'Lucicreide' ("Vai uma diarista aí?"), 'Carretel', 'Doutora Lorca', 'Gislaine' ("Isso não te pertence mais!), 'Juninho Play', 'Juju' e 'Jajá', 'Alfredinho' ("Papiiiii!!!"); claro e os mais atuais: 'Valéria' e 'Janete', 'Adelaide' ("Eu sou a cara da Riqueza!"), 'Umbelinda' ("Não é verdade? É verdade sim, huhum!", "Estou aqui porque eu amo os pobres, eu amo vocês, gente.") e Zé 'Rodela' e 'Beiradinha' ("Sempre que a gente canta a gente dança!") , 'Hércules' (“Se segura, Hércules”).

Os tais críticos e o próprio público mais exigentes se esquecem ou não mencionam,  o humor simples, até agradável, mas raso, de "A Praça é Nossa", que tem estilo semelhante. Não vejo ninguém detonar o riso amarelo, ou as piadas ultrapassadas de Carlos Alberto de Nóbrega e elenco com a mesma veemência que falam do 'jeito' do Zorra de fazer rir.

Mais interessante ainda, vejo que aquele ditado que fala que 'a língua é o chicote do corpo' se aplica a alguns desses detratores da atração. Para mim, Dani Calabresa é uma das melhores, se não a melhor comediante dos últimos tempos, quem já a assistiu na época da MTV sabe disso. Ela é talentosa, tem carisma, e é impagável nas imitações de personalidades que faz. No entanto, quando estava lá, cansou de menosprezar o "Zorra Total" ela e o Marcelo Adnet, tanto em entrevistas como também em textos dos extintos "Comédia MTV" e "Furo MTV". E quem vai fazer parte do elenco do "Zorra"?! Dani Calabresa! Certo, que é praticamente outro programa, reformulado; porém a marca é a mesma, o dia de exibição e a emissora idem. Calabresa pagou a língua.

Não acho o humor do "Zorra Total" tão ruim, como as pessoas falam, o fato é que é outro tipo de fazer comédia, e seria bom que seu estilo continuasse e outro, mais moderno como será o "Zorra" ocupasse outro espaço. Para a Globo que sempre diversificou sua programação seria ótimo. Mas os tempos hoje são outros, onde o imediatismo e o comercial mandam.

De qualquer forma vi com cara boa, as chamadas. Vem coisa boa por aí!... O elenco, ainda bem, é praticamente o mesmo. As caricaturas populares do "Zorra Total" farão falta, mas vamos atualizar para um "Zorra" mais jovem, com mais "tudo junto e misturado". Confira a divulgação da TV Globo com as novidades "Zorrísticas" nas suas próximas noites de sábado:




Gostou?! Qual sua primeira impressão com as chamadas do que será o "Zorra" daqui para adiante?!

Os profissionais são dos melhores e a ideia de oxigenar o horário já é um ponto a favor.

Vem_aí o "Zorra"!...

Com o fim do "Total" há que se lembrar também de outro fato importante na história do programa que não pode ser ignorado: 
os veteranos comediantes que fizeram parte do elenco, deixaram suas marcas e que já se foram como: Nair Bello (Santinha), Rogério Cardoso (Epitáfio), Jorge Dória (Alfredão), Chico Anysio (Alberto Roberto), Francisco Milani (Seu Saraiva) e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário