sexta-feira, 26 de junho de 2015

'Sessões de Cinema' do 'SBT' que Acabaram


Postagem criada pelo blog 'Da Tevê' sugerida pelo seguidor 'Danilo Santos'

Por Redação ‘Da Tevê’

Silvio Santos sempre foi um grande fã do cinema. O gosto dele influenciou muito a programação do SBT nesse sentido. Na década de 80 e 90, a Sessão das Dez e o Cinema em Casa faziam o maior sucesso e batiam muitas vezes de frente com a Globo. Mas foi na virada do século que veio a guinada, Silvio assinou contrato de exclusividade com a Disney e com a Warner Bros. para exibir todo o conteúdo inédito e reprisado dos grandes estúdios norte-americanos. A Paramount e a MGM também cederam alguns títulos através de um acordo. Foi uma época de ouro, o Cine Espetacular, a Tela de Sucessos e o Cine Belas-Artes lideraram com arrasa-quarteirões da época, como a série Harry Potter, a trilogia O Senhor dos Anéis, Matrix, 101 Dálmatas e muitos outros. A Globo ficou a ver navios e viu seu rico acervo minar, restando apenas contratos com a Fox, Columbia e Universal, sem a mesma repercussão do rival.

Mas veio a explosão da internet, e assistir filmes on-line sob demanda virou moda. O próprio SS se declarou cliente da Netflix, que faz esse tipo de serviço. E o dono da Netflix deu uma assinatura vitalícia para ele. Sabendo dessa nova populariedade do streaming, o Patrão não renovou o contrato com a Warner, e passa atualmente a reapresentar grandes campeões de bilheteria e alguns inéditos escolhidos a dedo.

O cinema na TV aberta como um todo, a começar da própria líder, a Globo, encolheu, mas houve um tempo que o SBT era a televisão do cinema, a "rede dos filmes milionários". Acompanhe alguns programas de cinema que foram extintos, mas fizeram história:


Cinema em Casa

Estreou em 1988 nas noite de Quarta, até que em 1991 foi efetivado de Segunda a Sexta nas tardes da emissora até 2003. Entre idas e vindas, ficou no ar em 2004, 2006, 2008 até 2010, e por último em 2011. Confira as vinhetas de abertura:





Festival de Filmes do SBT

Criado para concorrer com o Festival de Verão da Globo, era exibido no horário das 21h30, nas Segundas, Quartas e Sextas durante as férias de Janeiro e Fevereiro. Voltou no fim da década de 90 como matinê de Sábado. 

 



Cine Disney

Apresentado nas manhãs de Domingo nos anos 80 com longas dos estúdios Walt Disney produzidos para a TV e o cinema:



Sabadocine

Exibido num passado mais recente, de 2009 a 2010 nas tardes e depois deslocado para à noite.

 

Oito e Meia no Cinema

De 2005 a 2009, grandes títulos nas noites de Domingo, após o Domingo Legal ou Programa Silvio Santos:



Fim de Noite

O "Corujão" do SBT fez sucesso, mas foi substituído por séries.

 

Duas Sessões

Dois filmes exibidos nas tardes de Sábado, sem interrupções. Geralmente passavam dois filmes do Tarzan. Apesar de já ter assistido, foi muito difícil encontrar a vinheta de abertura da época ou a chamada para confirmar a veracidade. Mas, encontrei esse vídeo em preto e branco de 1988 com o final de um título, o anúncio do próximo e o "oferecimento", o patrocínio da atração:

 

Sessão Premiada

Transmitida nas tardes de Sábado, e eventualmente nas de Domingo, além do filme em questão, havia uma parte produzida pelo entretenimento do SBT apresentada por Celso Portiolli interagindo com o público que disputava provas via telefone ganhava premiações em dinheiro.

 

Cinema de Graça

Outra ideia, digamos como próprio Silvio "bem bolada!". No verão de 1994, o SBT lançou essa sessão de filmes diária, que divulgava para o público que ele não precisava ir as locadoras, nem fazer assinatura de TV a cabo, que a emissora exibia um acervo vasto e gratuito de Domingo a Domingo a Segunda. Olha só a chamada:

 


Quinta no Cinema

Fez relativo sucesso nas noites de Quinta, mas a exaustão de reprises acabou cansando o público e a sessão não durou muitos meses. Não encontrei a vinheta, vai uma chamada então:

 

Semana 2, Semana 4, Semana 6, Semana 8, Semana 10, Semana 12

O SBT, leia-se Silvio Santos, de modo criativo, misturou 'semanas com meses' ou vice-versa, e inventou esses festivais de filmes semanais exibidos a cada dois meses, sempre nos meses pares: ou seja, Semana 2 (Fevereiro), Semana 4 (Abril), Semana 6 (Junho), Semana 8 (Agosto), Semana 10 (Outubro), Semana 12 (Dezembro). Aconteceu na década de 80, veja as chamadas:




Feriadão SBT

Criado para exibir filmes (2 ou 3 na sequência), durante os feriados prolongados, em geral na parte da tarde. Foi copiado pela Record (para variar o hábito), e em 2014 foi apresentado pela última vez na tela do SBT.



Sexta no Cinema

Essa sessão de fim de semana, nem eu lembrava muito. Exibida de 1994 a 1997 no mesmo horário da atual Tela de Sucessos. No vídeo há um encerramento de um boletim de Fórmula Indy, mas logo após há o anúncio das próximas atrações, e por fim a vinheta de abertura:



Cine Especial

A sessão tinha como 'especial' sua exibição em temporadas momentâneas, por festividades de aniversário da emissora, Natal ou Ano Novo, etc. Foi ao ar até 2010.

 



Sessão das Dez

Um grande acerto na programação do SBT nos anos 80 e 90. Exibida depois do Programa Silvio Santos vencia com frequência e com vantagem da Globo. Com os exageros e excentricidades de SS, depois que acaba o filme do dia, ele era reprisado na sequência. Outra incoerência era seu horário, que passou a ser tardio, e nunca entrava as dez, e sempre as 11 horas ou meia-noite. Silvio ainda passava seu programa dominical inteiro anunciando o filme no auditório, dizendo que ele viu tal filme, sua filha nº 2 assistiu, sua mulher também recomendou, enfim...propaganda não faltava! 
Foi relançada no final dos anos 90, mas sem o mesmo êxito, até ser extinta de vez. Se eu não estiver enganado, porque não encontrei registro algum; por pouco tempo, a Sessão das Dez foi exibida nas noites de Quinta, depois do Programa do Ratinho. Confira as aberturas e chamadas dessa clássica sessão do SBT:

 






A era do 'telecine' ou do cinema na tevê ficou para trás, mas ficou registrado na memória da TV e de seu público. O SBT é a segunda emissora do país que mais passou filmes na TV aberta, perdendo apenas para a Globo. Continua sendo vice na exibição, mas com poucos títulos e muitas reprises. As sessões de cinema que continuam no ar são: o Cine Espetacular (15 anos), Tela de Sucessos (18), Cine Belas-Artes (15 anos) e o Cine Família (alguns meses, depois de ser extinto e ser "ressuscitado"). Com exceção da última é um recorde estas sessões permanecerem no ar, já que o SBT tem uma grade inconstante.


Quem gostou do post, curta, compartilhe!!! Algum erro, ou inclusão de algo que faltou, é só deixar seu comentário!
Share/Bookmark

6 comentários:

  1. Olá!
    Lembro vagamente de uma sessão de cinema, em meados dos anos 80, que passava todos os sábados após o Viva a Noite, da qual eu tinha muito medo... O nome era ''Sessão da Meia-Noite"... Depois, teve o nome mudado para ''Cinecinema"... Gostaria de encontrar essas aberturas... grato!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, como tento conhecer essas relíquias! Dizen que esses filmes era um arrazo de enredo e fotografia, pena que vasculhar a internet, não resolve.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim, o inesquecível é o programa vespertino “ Duas Sessões”, dois longas na tarde de sábado, em um tempo que não existia internet, era como alugar filmes pra passar o fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Me fez lembrar da sessao de filmes que marcou minha infancia nos anos 80, foi em um sabado no "Duas sessoes" que assisti com 7 ou 8 anos o filme " o ataque das formigas gigantes" obrigado amigo!

    ResponderExcluir
  5. Tem que volta novamente,deixou de existir

    ResponderExcluir
  6. TENHO UMA LEMBRANÇA DE UMA SESSÃO QUE PASSAVA NA MADRUGADA DO SÁBADO PRO DOMINGO (SE NÃO ME ENGANO). ERAM TODOS FILMES LEGENDADOS, GOSTARIA DE SABER O NOME DO PROGRAMA E ALGUNS DOS FILMES QUE PASSAVAM. ISSO É MAIS RECENTE, NOS ANOS 2000 MESMO

    ResponderExcluir