sábado, 16 de maio de 2015

'TV Colosso': 'Um Grande Infantil' da 'Globo'

Divulgação

Por Redação 'Da Tevê'

Fico imaginando as crianças de hoje, e as que virão, e que não tem ou não terão a oportunidade de sentar a frente da TV e ter um programa dedicado só para elas. Não me refiro ao festival de desenhos que o SBT ainda insiste, e com toda a razão e respeito exibe para esse público em sua programação diária. Falo de uma atração que seja um seriado como foi o Castelo Rá-Tim-Bum, um programa de auditório como foi o Xou da Xuxa e uma atração como o "TV Colosso",  criado por Luiz Ferré, Roberto Dornelles e Boninho (sim! aquele mesmo do BBB). A abertura é um show a parte, mesmo com os recursos restritos da época fizeram um trabalho muito original e bonito de se ver.  As Paquitas cantam a trilha.



Divulgação
A TV Colosso era uma emissora de televisão fictícia comandada por cães em forma de bonecos. Era apresentada a parte de bastidores e a parte "ao vivo" com a exibição de programas da rede.

A grade tinha pedigree; o noticiário "Jornal Colossal", videoclipes 'da hora' no "Clip-cão", novelas mexicanas - "Os Vegetais não Mentem" e "A Princesa Pirata"; a série "As Aventuras do Super-Cão", esporte em "Olimpíadas de Cachorro" e 'bizarrices'  no "Acredite Se Puder" e "Selvagem Mundo Animal".

Divulgação

Divulgação

Entre 'elenco', 'técnicos' e o 'administrativo' habitavam o canal canino: a produtora que almejava ser super-star Priscilla, Borges, o operador Borges, o câmera-man Gilmar, o diretor da TV JF, o apresentador  Walter Gate, o inesquecível e cômico Capachão (o puxa-saco do chefe), os apresentadores Jaca Paladium, Thunderdog,  o segurança Paulo Paulada, e uma figura de alta periculosidade, oriundo literalmente do 'mundo-cão': "Roberval, o ladrão de chocolate".

Divulgação

E claro...para sabotar o canal 'bom pra cachorro', três pulgas mexiam no controle interno de TV, tentando tirá-la do ar.

Divulgação

'O grande-final'  acontecia  na hora do almoço: um cãozinho que era um chef francês da cozinha colossal,  anunciava a todos a 'hora da bóia':

"Atention, tá na horrra de matarr a fomê, tá na mêss pessoaaaaal!!!!"

Pouco educados e muito gulosos era um empurra-empurra, mas não saiam sem se despedir:


"Até amanhã! Até amanhã!"



Divulgação
Em 1997 foi um "nunca mais outra vez". O 'TV Colosso' foi trocado pelo "Angel Mix" e pela novelinha 'Caça-Talentos" que ocuparam a faixa das 8h às 12h20.

Divulgação
Curiosidades: os bonecos eram lavados com xampu e condicionador de dois em dois meses, imersos numa banheira com água quente.

As gravações eram realizadas nos estúdios de Renato Aragão, onde hoje funciona o  'Recnov', o complexo de entretenimento da Record, onde são feitas suas novelas bíblicas cheias de alegorias e adereços, lugar onde Xuxa fará seu programa.

A TV Colosso acabou há 18 anos, e em agosto deste ano de 2015, a Globo deverá tirar do ar o semanal "TV Globinho", fica a pergunta: Como a maior emissora do Brasil e a terceira do mundo não tem um programa com conteúdo próprio para as crianças?!

Ao diretor-geral Carlos Henrique Schroder  fica a questão.

Parabéns aos criadores do TV Colosso e a Globo por terem no passado proporcionado momentos tão felizes aqueles que foram audiência cativa neste diário infantil dos anos 90.


Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário