segunda-feira, 11 de maio de 2015

'Zorra' mexe com a 'Redetv!' e despreza a própria história do 'Programa'


Share/Bookmark



TV Globo/GSHOW/Divulgação

Por Redação 'Da Tevê'

O "Zorra Total" agora é chamado de "Zorra" e sofreu alterações rígidas em seu formato. Adeus aos personagens fixos, aos estereótipos, as piadas mais populares. O negócio agora são esquetes rápidas, irônicas, 'inteligentes', 'rebeldes'. Na edição de estreia  foi exibida uma música de apresentação do elenco com críticas ao próprio estilo anterior do humorístico, e mais surpreendente ainda, uma alfinetada na RedeTV! (Oi?!). Confira o trecho da letra:

“Mas, se por acaso, a audiência não bombar, Valéria e Janete podem ressuscitar (…) Podem pôr no ar de volta, a receita conhecida: dois peitões, que ‘bichona’, ‘como sou bandida’. Mas esse programa que você vai ver, só tem uma certeza ninguém sabe o que vai ser. Pode entrar, a casa é sua. Se não gostar, estamos na rua…ou na RedeTV!”


Onde está a graça em mexer com uma concorrente irrelevante como a rede de Amílcare Dallevo?! Embora o canal, quinto colocado na medição de audiência no Brasil esteja investindo em sua programação com novas contratações, é como se estivesse morto, ninguém nem lembra que a RedeTV! existe. Se mexessem com a Record, que faz uma publicidade negativa declarada em cima da Globo teria mais sentido...

Não tem aquela história de perguntar: onde está tal ator, ou tal atriz? Morreu? Ou tá na Record?

Marcius Melhem hoje é o redator-final do programa, mas começou no antigo "Zorra Total" que hoje ele critica abertamente no texto. Dani Calabresa, quando era contratada da MTV cansou de menosprezar o "Zorra" em tons sarcásticos nos extintos "Furo MTV" e Comédia MTV". Onde Calabresa está agora?! No elenco do recauchutado, lipoaspirado "Zorra", mas não deixa de fazer parte da mesma marca, dia e horário e de exibição e contracenar com parte do elenco antigo.

Na verdade, a atração no ar desde 1999 foi sucesso de audiência, revelou vários talentos, e destacou vários comediantes consagrados, exibiu vários quadros popularíssimos. Mesmo recentemente não fazia feio no Ibope, e desde que foi para as noites de Sábado era líder na faixa. Ainda assim foi desprezado, era um modo diferente de se fazer comédia.

Que esse "Zorra" fosse chamado de outro nome, e fosse exibido em outro dia e horário, mas que o "Zorra" continuasse total.

A Praça é Nossa está aí há quase 30 anos no ar, vice-campeão com picos de liderança, mas não vejo ninguém criticá-lo, nem querer mudá-lo, nem subtraí-lo para apenas "A Praça".

Que o talento de Melhem, da própria Calabresa, que gosto muito, é incontestável, ninguém nega; mas que falta humildade e reconhecimento da importância que o "Zorra Total" ocupou durante mais de 15 anos na televisão brasileira, da parte deles, falta e muito! Tratam o programa como subproduto. Maurício Sherman e os antigos redatores são profissionais de longa experiência e mesmo entre altos e baixos sempre procuraram fazer um trabalho de qualidade.

Basta saber se o público habitual do programa vai continuar ligado nessa nova mistura cômica com outros ingredientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário